HistóriaNotícias

Relembre a época de 1997 a 2002, quando as Gúrias Gremistas conquistaram seus primeiros títulos

O Grêmio abriu um novo e glorioso capítulo no futebol feminino a partir de 8 de março de 1997. A data é significativa, pois comemora o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa partiu do próprio clube que, em maio daquele ano, realizou uma peneira que reuniu cerca de 450 jogadoras, marcando o renascimento do Departamento de Futebol Feminino.

Nasciam assim as Gurias Gremistas. Mais do que um time, uma verdadeira escolinha de futebol para meninas de 7 a 14 anos também foi criada no mesmo 8 de março de 1997. No total, cerca de 60 mulheres representavam o Grêmio naquele ano. O futebol feminino estava em ascensão, e o Grêmio estava liderando a onda.

A Primeira Conquista das Gurias Gremistas

Evoluindo em ritmo acelerado, não demorou para o time conquistar seu primeiro título. Aconteceu em 28 de março de 1998 na Copa 90 Anos do E.C. Pelotas. A equipe gremista sagrou-se invicta e venceu suas adversárias com grande desenvoltura e disciplina. O futebol feminino do Grêmio estava no caminho certo e já começava a colecionar troféus.

O Poder das Gurias Gremistas no cenário Internacional

A relação do Grêmio com o Nacional do Uruguai foi fortalecida quando, em 13 de junho de 1998, um amistoso entre as equipes de futebol feminino de ambas as instituições foi realizado em Montevidéu. Após uma disputa acirrada, a partida terminou empatada em 2 a 2 com os gols gremistas marcados por Taís e Xuxa.

Com uma forte presença nacional e internacional, as Gurias Gremistas conquistaram resultados significativos nos anos seguintes. Em 1998, elas chegaram ao 5º lugar no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Em 2000 e 2001, o Grêmio conquistou o Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino.

Como as Gurias Gremistas se tornaram Bicampeãs Gaúchas?

A vitória no segundo Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino veio em 2001, numa campanha novamente marcada por diversas goleadas. Na final contra o S.C. Internacional, o gol da vitória de 1×0 no Estádio Olímpico foi marcado por Tupã.

Depois de uma trajetória de sucesso e títulos, a 2ª fase do futebol feminino no Grêmio chegou ao fim em 2002. No entanto, o legado e o impacto das Gurias Gremistas permanecem vivos até hoje. Graças à dedicação e à paixão dessas mulheres, o Grêmio ganhou um capítulo vitorioso na história do futebol feminino.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo